Matriz da localidade de Penalva do Alva, a igreja de São Tomé é uma edificação oitocentista situada junto ao rio, que substituiu a antiga paroquial existente, desde pelo menos o século XVI, num local mais elevado.
A capela-mor é ainda mais recente, mas é evidente a unidade do conjunto, que denuncia a inspiração em modelos barrocos, quer a nível arquitetónico, quer decorativo.
Na fachada principal, quatro pilastras definem os cunhais do edifício e a zona central, abrindo-se, nesta última, o portal, de moldura reta, rematado por frontão contra curvado e tímpano segmentado, encimado por uma concha. Um entablamento suporta o frontão do alçado, mas é interrompido, no pano central, onde se situa o janelão e a coroa, no eixo do portal.
No prolongamento das pilastras centrais, erguem-se duas estátuas que flanqueiam a cruz, sobre o frontão contra curvado. No lado da epístola ergue-se a torre, adossada à igreja, mas num plano mais recuado. Um dos sinos tem a data de 1785 e é dedicado a São Tomé, razão pela qual deverá ter pertencido ao templo primitivo.
©2024 · IDStudies · Todos os direitos reservados